PRESIDENTE DA FEHERJ / CNS PARTICIPA DA ABERTURA DA HOSPITALAR 2010
 
 

A Confederação Nacional de Saúde participou, nesta terça-feira (25), da abertura oficial da Hospitalar Feira + Forum que acontece em São Paulo, até o dia 28. Durante o evento, o presidente da entidade, Dr. José Carlos Abrahão disse, em seu discurso, que o Brasil foi exemplo de crescimento no Setor Saúde. "Os dados do Caged registraram um crescimento da empregabilidade no setor, apesar da crise. O sistema de saúde brasileiro tem dificuldades, sim, mas tem, em conjunto, caminhado para se tornar um sistema de 1o mundo", afirmou.

O presidente da FEHERJ / CNS também ressaltou o problema do impacto tributário do setor, apontando que a revisão da carga tributária da Saúde deve ser reivindicada por todas as instituições e entidades representativas.

Para ele, a Saúde vive um momento de busca da qualidade assistencial, com projetos para aderir a qualificação e capacitação dos profissionais, voltado, ainda para os princípios de governança corporativa, os "hospitais verdes" e a humanização. Além disso, é preciso melhorar e reforçar os incentivos à indústria nacional."Nós precisamos lembrar que o Brasil tem um sistema que é modelo para outros países, portanto, precisamos valorizar a indústria e a pesquisa nacionais. Porque, afinal, nós somos um país com excelência em Saúde", afirmou.
Ao final de seu discurso, Dr. Abrahão informou que, a pedido da Hospitalar, será feito um rodízio na presidência do ClasSaúde, a partir deste ano, e anunciou que o presidente da FENAESS, Dr. Humberto Gomes de Melo, assume o cargo para esta edição da feira.

Ministro da Saúde

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, também participou da abertura do evento. Em seu discurso ele ressaltou que a Hospitalar tornou-se um fórum no qual reúnem-se especialistas de todas as áreas. "O desenvolvimento da Feira e dos Congressos transformaram a Hospitalar num local adequado para as discussões da Saúde e o fomento do mercado. E isto é muito interessante e estimulante", disse.

Por sugestão do ministro, foi realizada, durante a Hospitalar, a 13a reunião do Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde (GECIS). De acordo com Temporão, a partir deste encontro e tendo em vista suas últimas experiências internacionais, é possível verificar o espaço diferenciado que a Saúde ocupa hoje nas políticas públicas.

Por fim, ele ressaltou os números positivos da campanha de vacinação contra a H1N1, cujos resultados estão sendo comemorados até no exterior. "Me perguntaram na Convenção da OMS como conseguimos fazer nossa população aderir à campanha, já que na Europa há um movimento contrário à vacinação. Eu disse que há, pelo menos, três argumentos para tal: desenvolvemos uma cultura de prevenção na sociedade, o Brasil reeencontrou o sentido de estar no mundo e ver significado no SUS, e, principalmente, porque o brasileiro confia na ciência e no avanço da medicina", disse.

Para o ministro, houve uma mudança na maneira como os demais países olham o Brasil e isto resultou na escolha do país para sediar a I Conferência Mundial de Determinantes Sociais da Saúde, que acontece em outubro de 2011 e pretende ser um evento como foi a Alma Ata, reescrevendo e sinalizando o futuro público da Saúde no Brasil e no mundo.

Para acompanhar os números da vacinação: pni.datasus.gov.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 





 
© Copyright 2006, FEHERJ